Horário e Regulamento

O Bibliotecário se encontra nos seguintes horários:

Sexta-feira das 16:00 às 17:30.
Sábado das 09:30 às 11:00.


Regulamento da Biblioteca do Núcleo de Psicanálise de Marília e Região                           


A – INTRODUÇÃO
Este Regulamento contém as normas que regem e orientam o funcionamento da Biblioteca do Núcleo de Psicanálise de Marília e Região (NPMR) e todos os seus usuários deverão se guiar pelas mesmas.

B – NATUREZA
Trata-se de uma biblioteca especializada na área de Psicanálise pertencente ao NPMR.

C – FINALIDADE
A Biblioteca do NPMR tem por finalidade oferecer um espaço vivo, onde o conhecimento possa transitar livremente ao alcance dos profissionais vinculados a esta instituição, dos que buscam formação em Psicanálise e dos demais interessados neste tema. Cabe, ainda, á Biblioteca do NPMR, guardar, preservar, organizar e divulgar o material existente em seu acervo, bem como ser depositária dos registros que constituem a história do NPMR.

D – DINÂMICA DE FUNCIONAMENTO
  • A biblioteca tem acesso on-line
  • USUÁRIOS
Os usuários da Biblioteca são:
−  Membros*  do NPMR
−  Agregados** do NPMR;
−  Visitantes.
Podendo, entretanto, ser utilizada pelo público em geral unicamente para consulta. Em casos especiais a Comissão de Biblioteca julgará o caráter do mérito.
É indispensável que todos os usuários estejam cadastrados previamente para a utilização de qualquer serviço oferecido pela Biblioteca.
___________________________________________________________________________
*Membros: são todos integrantes do NPMR ligados a uma entidade Psicanalítica filiada a I.P.A. (INTERNATIONAL PSYCHOANALYTICAL ASSOCIATION) que tiveram seus nomes aprovados pelo Conselho Diretor e referendados na Assembléia Geral do Núcleo. Podem ser: titulados efetivos, associados ou em formação.

**Agregados: Profissionais aceitos para participar do Núcleo, que mantém atividade profissional em Psicoterapia Psicanalítica e uma ligação com essa instituição, mas que não pertencem aos quadros de entidades filiadas a IPA (INTERNATIONAL PSYCHOANALYTICAL ASSOCIATION).

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO
O horário de atendimento estará vinculado ao período determinado pela Comissão de Biblioteca e ficará fixado no mural de entrada do NPMR. Para ter acesso aos horários, os usuários poderão também entrar em contato com a secretaria do NPMR via telefone ou e-mail.
O horário estabelecido poderá ser alterado nos períodos de férias e feriados.
O sistema de empréstimo será encerrado 30 minutos antes do horário previsto para o fechamento do serviço.

  • EMPRÉSTIMO E RESERVA
Os Membros, Agregados e Alunos do Curso de Especialização em Psicoterapia Psicanalítica terão sua inscrição cancelada automaticamente ao se desligar do NPMR.
O público em geral não tem direito à inscrição na Biblioteca. Poderão realizar consultas no local, desde que acompanhados de um funcionário ou estagiário da Biblioteca.
O prazo para empréstimo de livros é de 10 dias.  Cada pessoa poderá retirar no máximo três livros. O prazo para empréstimo de materiais como fitas VHS, cassete, DVD e CD é de 03 dias.
O usuário poderá emprestar até 3 (três) volumes, independente de seu suporte.
Durante o período de férias, poderá ser concedido um prazo diferenciado para os empréstimos.
É permitida a renovação do empréstimo do material, desde que não haja reserva prévia. A renovação poderá ser feita via telefone ou e-mail, assim como as reservas.
Material clínico não poderá ser retirado e o acesso ficará restrito a profissionais da área.
Obras de referência (Dicionários, Obras Completas de Freud, Livros esgotados), periódicos e material indicado pelos docentes do Curso de Especialização em Psicoterapia  Psicanalítica  Pós Graduação Lato Sensu, ficarão restritos para consultas nas dependências da Biblioteca. Havendo necessidade de fotocópias as mesmas serão providenciadas pela Biblioteca do NPMR.
Os periódicos somente poderão ser retirados por um período limitado, para efetuar fotocópias e devolvidos em seguida.
Poderá ser efetuada reserva de material, caso o mesmo não esteja disponível no momento da solicitação. Após entrega à Biblioteca, o material reservado ficará disponível para o solicitante por um período de 24 horas.
O usuário ficará responsável pela guarda e conservação das obras emprestadas, não podendo transferi-las para outra pessoa.

  • PENALIDADES
Aos usuários que incorrerem em atraso na devolução dos materiais da Biblioteca será aplicada multa de R$ 3,00 (três reais) por dia de atraso. Diante do não pagamento das multas o usuário ficará impedido de fazer empréstimos, até a quitação do seu débito. Ou ficará suspenso da biblioteca o usuário que não entregar as obras emprestadas no dia estipulado. A penalidade será de 2 (dois) dias úteis de suspensão para cada dia de atraso.
Em caso de avaria do material, o usuário deverá indenizar a biblioteca. Para manter-se nos direitos de acesso ao acervo, o usuário deverá estar em ordem com a mesma.
Para reposição de obras avariadas, o usuário deverá providenciar sua reposição ou indenização, observando as seguintes normas:
A – o usuário deverá comunicar a perda da obra ao Bibliotecário responsável, por escrito, e-mail solicitando o prazo de 30 dias para a reposição; e
B – estando a obra esgotada, o usuário deverá repor outro título de interesse da Biblioteca, mediante consulta ao Bibliotecário responsável.
Diante de retirada irregular de materiais do acervo, os usuários serão automaticamente suspensos da Biblioteca e o caso será avaliado pela coordenação da mesma.

E – MANUTENÇÃO E ORDEM DA BIBLIOTECA
Nas dependências da Biblioteca, os usuários devem:
- Respeitar os funcionários e monitores, acatando suas instruções;
- Manter silêncio em todas as áreas da Biblioteca;
- Não é permitido entrar na Biblioteca com bolsas, sacolas, pastas ou similares.
- Utilizar os equipamentos da Biblioteca (computador, telefone, etc) somente para assuntos acadêmicos, de pesquisa e estudos;
- Abster-se de fumar, comer, beber e conversar no celular.

F - DISPOSIÇÕES GERAIS
O inventário do acervo será efetuado anualmente, período em que o serviço permanecerá fechado.
A Biblioteca não se responsabilizará pelo extravio de pertences e valores pessoais.
Os casos que não constam deste regulamento serão resolvidos pela coordenação da Biblioteca.
Este regulamento poderá ser alterado de acordo com as necessidades que surgirem durante a existência e o funcionamento da Biblioteca e será decidido pela Comissão de Biblioteca do NPMR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário